Unidades de emergência

Procura de pacientes dispara e superlota unidades de saúde em Santa Maria

Procura de pacientes dispara e superlota unidades de saúde em Santa Maria

Foto: Nathália Schneider (Diário)

As filas demoradas para atendimentos e procedimentos médicos são realidades no Brasil há anos. Em Santa Maria, o cenário não é diferente. Com o aumento dos sintomas gripais, a preocupação da Covid-19 e com o crescimento dos casos de dengue, há cerca de 60 dias, segundo informações da prefeitura de Santa Maria, os Pronto-Atendimentos (PAs) do Patronato, da Tancredo Neves (Ruben Noal) e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h) registram um aumento considerável de busca por atendimento. Relatos de pacientes que procuraram o Diário, informam que a demora para ser realizada a consulta, em alguns casos, chega até 10 horas.

Os serviços de saúde recomendam buscar as unidades do município antes de tentar os Pronto-Atendimentos, o que vai ao encontro com os relatos coletados pelo Diário, na última quinta-feira e domingo (28), nos três locais de Santa Maria. A maioria dos pacientes entrevistados, primeiro tentaram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs), no entanto, os medicamentos indicados não surtiram efeitos e os sintomas permaneceram. Por isso, segundo eles, buscou-se os prontos-atendimentos.

A mudança de temperatura, o aumento de casos respiratórios e o surto de dengue que afeta a cidade refletiram nos números de atendimentos nos últimos meses no Pronto-Atendimento do Patronato. Em janeiro e fevereiro, foram 7,8 mil e 6,7 mil consultas, respectivamente. Já no mês passado, os atendimentos saltaram para 10,7 mil. O mês de maio nem encerrou e os números já chegam a 9,7 mil. 

Leia o restante desta reportagem:

>> Longas filas de espera e falta de pediatra no Pronto-Atendimento do Patronato

>> Sobrecarga do sistema de saúde causa demora nos atendimentos da UPA 24h

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sobrecarga do sistema de saúde causa demora nos atendimentos da UPA 24h Anterior

Sobrecarga do sistema de saúde causa demora nos atendimentos da UPA 24h

Longas filas de espera e falta de pediatra no Pronto-Atendimento do Patronato Próximo

Longas filas de espera e falta de pediatra no Pronto-Atendimento do Patronato

Saúde